Páginas

Marcadores

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

4. FORMATAR A DIMENSÃO DA IMAGEM

FORMATAR O TAMANHO DE IMAGEM NO WRITER

As vezes, quando inserimos uma imagem no writer, ou do arquivo ou copiado da internet, essa imagem tem sua dimensão maior que a área dedicada ao texto. O que fazer? Simples: redimensione o tamanho da imagem de maneira bem simples e fácil. Basta apenas clicarmos uma vez sobre a imagem. Note que surgirão alguns pequenos círculos verdes nas extremidades (pontas) e nos centros da imagem. Basta, então, deslizar o ponteiro do mouse até um desses círculos, até que o ponteiro se torne uma flecha de duas pontas: agora, segure o botão esquerdo acionado, e arraste essa parte da imagem até o local que deseja, ou na largura, altura ou diagonalmente.

















EXERCÍCIO 4.1

Neste exercício, você deverá pesquisar imagens no google imagens, copiá-las e colá-las no writer. Ao todo, pesquise, copie e cole as melhores 5 imagens, com os seguintes temas:
- FRATERNIDADE
- SUCESSO
- FUTURO
- GRATIDÃO
- AMOR PRÓPRIO
Uma vez inseridas todas as imagens, redimensione todas as imagens, de maneira que elas fiquem do exato tamanho da largura normal da sua página de texto.



COMENTÁRIO

Deixe seu comentário sobre os exercícios no campo abaixo, junto com seu nome.


3. INSERIR IMAGENS NO WRITER

INSERIR IMAGENS SALVAS NO COMPUTADOR OU EM MÍDIA DIGITAL
No writer, trabalhar texto com imagens é muito simples. Para inserir uma imagem em nosso arquivo de texto, basta apenas clicarmos no menu INSERIR (barra de ferramentas). Na aba que for aberta, escolha FIGURA (na parte inferior) e depois na opção DE UM ARQUIVO, se a imagem estiver salva no computador ou em outra mídia digital (pen-drive ou CD) ou DIGITALIZAR, se for anexar uma imagem através de um escaner.
Veja o exemplo abaixo:

















Após isso, a imagem escolhida surgirá na tela, e assim podemos formatá-la de acordo com nossas necessidades.

INSERIR IMAGENS COPIADAS DA INTERNET, COMPUTADOR OU DE MÍDIAS DIGITAIS
Para inserirmos uma imagem em nosso arquivo de texto no writer, mesmo que não esteja salva no computador ou em outra mídia digital (pen-drive ou CD), é muito simples. Basta apenas escolhermos a fonte - Internet, um documento digital - onde a imagem se encontra. Para facilitar o exemplo, vamos utilizar uma imagem da Internet. Digamos que abrimos uma pesquisa no google imagens, e pesquisamos MÍDIA DIGITAL. Surgirão muitas opções em vários estilos. Após clicarmos sobre a imagem que escolhermos, essa mesma surgirá em sua página de origem. Com o mouse, clique com o botão direito sobre a imagem. Surgirá uma aba de opções. Escolha COPIAR IMAGEM, abra seu arquivo de texto no writer, clique novamente no botão direito do mouse. Surgirá uma aba de opções. Escolha a última opção COLAR, e pronto, a imagem surgiu em seu documento de texto. Veja o exemplo abaixo:




















EXERCÍCIO 3.1

Neste exercício, você deverá abrir seu editor de texto WRITER, e insira uma imagem previamente SALVA no seu computador ou numa mídia digital (pen-drive ou CD), conforme o primeiro tópico acima. Depois de inserida a imagem, escreva sobre ela, o que está acontecendo, do que se trata, se é real, se é apenas digital, se é montagem, como você imagina que ela foi feita, enfim, escreva tudo o que puder sobre a imagem, e formate seu texto da seguinte maneira:
TÍTULO (crie um título para a imagem) = fonte qualquer, tamanho 30, cor AZUL MARINHO
TEXTO = fonte qualquer, tamanho 20, cor GRÁFICO 11

EXERCÍCIO 3.2

Neste exercício, você irá inserir algumas imagens no writer, mas desta vez pesquisadas da internet, através do google imagens, e depois copiadas e coladas uma abaixo da outra. As imagens a serem inseridas são as seguintes:
- MÍDIA DIGITAL ( 2 imagens)
- APRENDER INFORMÁTICA (2 imagens)
- FUTURO DA INFORMÁTICA (2 imagens)
- ESCOLA VIVA CAMPO GRANDE MS (2 imagens)
Depois de ter escolhido, copiado e colado as imagens, crie um nome para cada uma delas, e formate a fonte com o tamanho 30 e a cor AZUL 5

COMENTÁRIO

Deixe seu comentário sobre os exercícios no campo abaixo, junto com seu nome.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

2. FORMATAÇÃO

TRABALHAR COM VÁRIOS DOCUMENTOS
O writer, assim como o word e outros editores de texto, também é um MDI (Multiple Document Interface), ou seja, você pode trabalhar com vários documentos ao mesmo tempo. o recurso JANELA permite que escolha ou abra o documento que quiser mesmo tendo muitos abertos ao mesmo tempo, poupando tempo e ganhando em performance, como no exemplo abaixo:











VISÃO GERAL DO WRITER
Acima do documento aberto, onde escrevemos nosso texto, existe a BARRA DE FERRAMENTAS, onde ficam os menus de comandos que utilizamos para formatar e imprimir. Veja um exemplo:









FORMATAR A FONTE
No writer, temos uma enorme gama de recursos para formatarmos a fonte, seu tamanho e suas cores para tornar nosso documento mais apresentável. No menu FORMATAR / CARACTERE, temos todas as opções que necessitamos. No sub-menu FONTE existe muitos modelos de fontes à nossa disposição, assim como o tamanho que precisamos, e se deve ficar normal, em negrito, itálico, etc. No canto inferior, temos uma pré-visualização da fonte e do tamanho escolhido. Uma vez definido, confirmamos com um OK e pronto: podemos trabalhar com as novas definições escolhidas. Veja o exemplo:















No sub-menu EFEITO DE FONTE podemos alterar as cores da fonte (todas, uma letra ou palavra), seus efeitos, etc. Novamente, temos uma pré-visualização das alterações realizadas.


















MARCADORES E NUMERAÇÃO

Muito além da função meramente estética, os Marcadores e Numeração servem para categorizar, classificar e destacar partes do texto, dando um toque de organização ao seu trabalho. Como exemplos de marcadores temos pontinhos, setinhas, estrelinhas, marcas de verificação, etc. Já a numeração permite categorizar e classificar partes do texto - até em caracteres romanos, se se desejar e ou permitir.
EXERCÍCIO 2.1
Vamos copiar o texto abaixo e colar em um novo documento. Porém, vamos obedecer à algumas instruções de como proceder nesse exercício, formatando nosso documento da seguinte maneira:
a) O primeiro parágrafo deve permanecer na FONTE padrão, o TAMANHO 14 e a COR AZUL CLARO
b) No segundo parágrafo, a FONTE deve ser diferente do primeiro, o TAMANHO 20 e a COR CINZA 70%
c) No terceiro parágrafo, a FONTE deve ser diferente das outras, o TAMANHO 27 e a COR VERMELHO 5
d) No quarto parágrafo, a FONTE deve ser diferente novamente, o TAMANHO 18, e a COR MAGENTA 7
d) No quinto parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 33, e a COR TURQUESA 4
e) No sexto parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 25, e a COR VERDE 6
f) No sétimo parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 13, e a COR LARANJA 2
h) No último e oitavo parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 27  e a COR GRÁFICO 9

O LAMENTO DA VIÚVA
EM PLENA PRIMAVERA

O pesar é o meu quintal, onde a grama nova flameja como tantas vezes flamejou.
Antes não porém com o fogo gélido que se fecha este ano à minha volta.
Trinta e cinco anos vivi com meu marido.
A ameixeira hoje está branquinha de pencas de flores.
Pencas de flores carregam os galhos de cerejeira e dão a alguns arbustos cor amarela e vermelha a outros.
Mas o pesar dentro de mim é mais forte que elas pois embora fossem a minha alegria antigamente, eu hoje as vejo e Ihes volto as costas deslembrada.
Hoje o meu filho me disse que para lá dos prados, na orla da floresta cerrada, viu à distância árvores de flores brancas.
Bem que eu gostaria de ir até lá para deixar-me tombar sobre essas flores e afundar no brejo perto delas.

poema: William Carlos Williams


EXERCÍCIO 2.2
Agora que temos o texto do poema já formatado, tanto as fontes, quanto o tamanho, vamos inserir numeração à eles.
a) Copie e cole o texto JÁ FORMATADO logo embaixo do original
b) Selecione todos os parágrafos e insira um MARCADOR ou NUMERAÇÃO em cada, através do comando FORMATAR / MARCADORES E NUMERAÇÕES
c) Escolha entre os sub-menus existentes aquele que te agradar mais e insira-o. Confirme a sua escolha clicando em OK.
d) Na opção POSTAR UM COMENTÁRIO que aparece mais abaixo, coloque seu nome, e escreva o que achou desse primeiro exercício: foi difícil, fácil, suas palavras.

1. COMANDOS DE FORMATAÇÃO

SALVAR UM DOCUMENTO
Neste tópico vamos aprender e entender como salvar um documento no OpenOffice/BrOffice. O termo  “Salvar como” é um dos recursos mais utilizados no writer do BrOffice, onde se pode ou não manter o nome, a localização ou o formato (extensão) do arquivo a ser salvo. Veja um exemplo em imagem:

















Neste momento podemos salvar nosso documento no próprio formato do Open/BrOffice (.odt) ou então clicar na seta do Tipo de Arquivo e escolher outros formatos, entre eles, o "word" (Office do Windons) 2003, que poderá ser aberto em qualquer computador com qualquer sistema operacional (windows ou Linux).

FORMATAR A PÁGINA
O writer, assim como qualquer outro editor de texto, vem com uma formatação padrão, ou seja, se você não quiser alterar o tamanho da página, sua direção e o tamanho e o tipo de fonte, seus documentos sempre serão salvos com a mesma formatação.
O menu FORMATAR nos apresenta todas as opções necessárias para deixarmos nossos documentos mais apresentáveis e de acordo com qualquer necessidade. Por exemplo, em Formatar Página é possível mudar desde o estilo que comandará a formatação, a orientação e outros atributos desta página até o plano de fundo da própria.
Para formatar a largura das margens, por exemplo, também podemos utilizar os recursos "arrastar e soltar" através das RÉGUAS, movimentando-as a horizontal e a vertical, de acordo com a necessidade. sempre lembrando que, esse recurso não oferece precisão, mas sim, uma rapidez, uma vez que não precisamos abrir a caixa de formatação. Veja o exemplo:











Agora, se quisermos formatar nossa página, inclusive as margens com total precisão, ou inserir colunas e outros atributos necessários, vamos utilizar o comando correto, ou seja: FORMATAR / PÁGINA, como no exemplo abaixo:

















Abrirá uma caixa de diálogo com os seguintes recursos:
EXERCÍCIO 1.1
Abra um documento no BrOffice, pelo seguinte caminho:
Depois, proceda da seguinte maneira:
a) Abra a caixa de formatação pelo menu FORMATAR / PÁGINA
b) Altere o formato da página de "A4" para CARTA
c) Altere a orientação para PAISAGEM
d) Altere as margens da seguinte maneira: esquerda 3; direita 2; superior 2,5; inferior 1,5
e) Abra o sub-menu PLANO DE FUNDO e altere a cor de fundo para AMARELO 2
f) Confirme as alterações clicando em OK. 
g) Escreva seu nome e telefone, e salve, clicando em SALVAR COMO, clicando em UM NÍVEL ACIMA se precisar, até encontrar a pasta DESKTOP; Abra-a e salve com seu nome no formato (.odt).
h) Na opção POSTAR UM COMENTÁRIO que aparece mais abaixo, coloque seu nome, e escreva o que achou desse primeiro exercício: foi difícil, fácil, suas palavras.