O writer, assim como o word e outros editores de texto, também é um MDI (Multiple Document Interface), ou seja, você pode trabalhar com vários documentos ao mesmo tempo. o recurso JANELA permite que escolha ou abra o documento que quiser mesmo tendo muitos abertos ao mesmo tempo, poupando tempo e ganhando em performance, como no exemplo abaixo:
VISÃO GERAL DO WRITER
Acima do documento aberto, onde escrevemos nosso texto, existe a BARRA DE FERRAMENTAS, onde ficam os menus de comandos que utilizamos para formatar e imprimir. Veja um exemplo:
FORMATAR A FONTE
No writer, temos uma enorme gama de recursos para formatarmos a fonte, seu tamanho e suas cores para tornar nosso documento mais apresentável. No menu FORMATAR / CARACTERE, temos todas as opções que necessitamos. No sub-menu FONTE existe muitos modelos de fontes à nossa disposição, assim como o tamanho que precisamos, e se deve ficar normal, em negrito, itálico, etc. No canto inferior, temos uma pré-visualização da fonte e do tamanho escolhido. Uma vez definido, confirmamos com um OK e pronto: podemos trabalhar com as novas definições escolhidas. Veja o exemplo:
No sub-menu EFEITO DE FONTE podemos alterar as cores da fonte (todas, uma letra ou palavra), seus efeitos, etc. Novamente, temos uma pré-visualização das alterações realizadas.

MARCADORES E NUMERAÇÃO
Muito além da função meramente estética, os Marcadores e Numeração servem para categorizar, classificar e destacar partes do texto, dando um toque de organização ao seu trabalho. Como exemplos de marcadores temos pontinhos, setinhas, estrelinhas, marcas de verificação, etc. Já a numeração permite categorizar e classificar partes do texto - até em caracteres romanos, se se desejar e ou permitir.
EXERCÍCIO 2.1
Vamos copiar o texto abaixo e colar em um novo documento. Porém, vamos obedecer à algumas instruções de como proceder nesse exercício, formatando nosso documento da seguinte maneira:
a) O primeiro parágrafo deve permanecer na FONTE padrão, o TAMANHO 14 e a COR AZUL CLARO
b) No segundo parágrafo, a FONTE deve ser diferente do primeiro, o TAMANHO 20 e a COR CINZA 70%
c) No terceiro parágrafo, a FONTE deve ser diferente das outras, o TAMANHO 27 e a COR VERMELHO 5
d) No quarto parágrafo, a FONTE deve ser diferente novamente, o TAMANHO 18, e a COR MAGENTA 7
d) No quinto parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 33, e a COR TURQUESA 4
e) No sexto parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 25, e a COR VERDE 6
f) No sétimo parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 13, e a COR LARANJA 2
h) No último e oitavo parágrafo, a FONTE diferente, o TAMANHO 27 e a COR GRÁFICO 9
O LAMENTO DA VIÚVA
EM PLENA PRIMAVERA
O pesar é o meu quintal, onde a grama nova flameja como tantas vezes flamejou.
Antes não porém com o fogo gélido que se fecha este ano à minha volta.
Trinta e cinco anos vivi com meu marido.
A ameixeira hoje está branquinha de pencas de flores.
Pencas de flores carregam os galhos de cerejeira e dão a alguns arbustos cor amarela e vermelha a outros.
Mas o pesar dentro de mim é mais forte que elas pois embora fossem a minha alegria antigamente, eu hoje as vejo e Ihes volto as costas deslembrada.
Hoje o meu filho me disse que para lá dos prados, na orla da floresta cerrada, viu à distância árvores de flores brancas.
Bem que eu gostaria de ir até lá para deixar-me tombar sobre essas flores e afundar no brejo perto delas.
poema: William Carlos Williams
EXERCÍCIO 2.2
Agora que temos o texto do poema já formatado, tanto as fontes, quanto o tamanho, vamos inserir numeração à eles.
a) Copie e cole o texto JÁ FORMATADO logo embaixo do original
b) Selecione todos os parágrafos e insira um MARCADOR ou NUMERAÇÃO em cada, através do comando FORMATAR / MARCADORES E NUMERAÇÕES
c) Escolha entre os sub-menus existentes aquele que te agradar mais e insira-o. Confirme a sua escolha clicando em OK.
d) Na opção POSTAR UM COMENTÁRIO que aparece mais abaixo, coloque seu nome, e escreva o que achou desse primeiro exercício: foi difícil, fácil, suas palavras.
nesta atividade encontrei um pouco de dificuldade porém um parceiro me cornetou.
ResponderExcluir